terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sagrima, instituições de ensino e bancos discutem parcerias voltadas para cadeias produtivas

Como parte das ações voltadas para o fortalecimento das 10 cadeias produtivas consideradas prioritárias pelo Sistema Estadual de Produção e Abastecimento – SEPAB (feijão, arroz, mandioca, carne e couro, caprinos e ovinos, leite, grãos/suínos e frango, piscicultura, hortifruticultura e mel), o Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento, reuniu-se com bancos e instituições de ensino e pesquisa, nos dias 3 e 4, para realização de parcerias que promovam capacitação e maior acesso ao crédito para os produtores maranhenses.
As parcerias voltadas para ensino buscam melhoria no manejo zootécnico e de insumos e a difusão de novas tecnologias que melhorem a produtividade agrícola e pecuária, além da formação de profissionais que possam atuar no beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários. Entre as instituições participantes da discussão, estavam o Sistema Faema/Senar, Sebrae, Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), UFMA, IFMA e UEMA.
Na reunião com os bancos, por sua vez, as secretarias de Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, todas componentes do SEPAB, abordaram com as instituições financeiras temas como gestão e parcerias que facilitem o acesso dos produtores a financiamentos, permitindo maior poder de compra de maquinário, insumos e equipamentos para aumento da produção.
“Fortalecer as cadeias produtivas significa, na prática, criar uma corrente de ações positivas que proporcionem difusão de conhecimento, acesso a crédito e geração de emprego e renda. Por isso, é fundamental dialogar com todas as instituições e com a sociedade para que cada uma possa somar com as ações que estamos planejando. O governador Flávio Dino tem pressa em ver essas inciativas se tornarem realidade e, agindo em conjunto, elas serão mais eficazes e trarão mais benefícios à população maranhense” ressaltou o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.
Fonte: http://www.sagrima.ma.gov.br/

Nenhum comentário: