Território Rural Sustentável do Médio Sertão Maranhense

Esse blog tem como meta principal divulgar os trabalhos desenvolvimentos pelos municípios pertencentes ao Território Rural Médio Sertão Maranhense. Por meio desse espaço virtual, você terá acesso às informações gerais dos municípios assim como interagir, contribuindo com sua opinião, sugestões e críticas para o desenvolvimento eficaz deste território.

Sucupira do Riachão (MA)

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Menu

  • Página inicial
  • Barão de Grajaú (MA)
  • Colinas (MA)
  • Jatobá (MA)
  • Mirador (MA)
  • Nova Iorque (MA)
  • Paraibano (MA)
  • Passagem Franca (MA)
  • São Domingos do Maranhão (MA)
  • São Francisco do Maranhão (MA)
  • São João dos Patos (MA)
  • Sucupira do Norte (MA)
  • Sucupira do Riachão (MA)

Barão de Grajaú (MA)

Barão de Grajaú (MA)

Você conhece o Território Rural Médio Sertão Maranhense?

Você é o visitante:

contador de visitas gratis
blogspot

Participe do nosso mural

Orientações para Membros do Colegiado Territorial

DO TERRITÓRIO RURAL DA CIDADANIA:

O Território Rural da Cidadania é formado por um conjunto de municípios com mesmas características econômicas e ambientais, identidades e coesões sociais, culturais e geográficas. Maiores que o Município e menores que o estado, os Territórios demonstram, de forma mais nítida, a realidade dos grupos sociais, das atividades econômicas e das instituições de cada localidade. Isso facilita o planejamento de ações governamentais para o desenvolvimento dessas regiões.

DA COMPOSIÇÃO:

O Território Rural da Cidadania é composto por representantes governamentais e pela sociedade civil organizada de cada município. É um espaço de discussão, planejamento, e execução de ações para o desenvolvimento do município e da região. Ele define o plano de desenvolvimento local e regional, identifica necessidades, pactua a agenda de ações, promove a integração de esforços entre os municípios, discute alternativas para o desenvolvimento regional de forma participativa.

DO OBJETIVO:

O objetivo primordial é promover o desenvolvimento econômico local e regional, universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, Estados e Municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

1 Apresentação

Este texto foi elaborado por um Grupo de Trabalho do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), que é coordenado pela SDT. O texto partiu das orientações para os Colegiados Territoriais, cuja essência está nas Resoluções Nº48 e Nº52 do CONDRAF e nos documentos orientadores e institucionais da SDT. Somou-se a essa fonte, a consulta aos inúmeros documentos produzidos no âmbito dos Colegiados Territoriais, bem como a contribuição de Consultores da SDT que têm acumulado conhecimento e experiência nos trabalhos de assessoria e consultoria junto à implementação da Estratégia de Desenvolvimento Territorial.

O texto busca reunir, sistematizar e explicitar algumas questões relacionadas à composição, organização, funcionamento e formalização dos Colegiados Territoriais, dentro da Estratégia de Desenvolvimento Territorial. Algumas destes pontos foram, a princípio, delineadas na proposta original da Estratégia de Desenvolvimento Territorial. Outros, foram surgindo no processo de implementação desta Estratégia. Em meio às diversas e ricas experiências implementadas, essas questões foram sendo refletidas, complementadas e questionadas, o que resultou em um amadurecimento sobre a necessidade de se aprofundar os debates visando aprimorar a ação dos Colegiados.

Deste modo, busca-se fomentar e orientar os debates no III Encontro Nacional de Colegiados Territoriais visando reunir as contribuições dos representantes dos mesmos em todo Brasil.

2 Gestão Social no Desenvolvimento Territorial e espaços de Gestão

Além de gerir a coisa pública, a gestão social significa administrar, cuidar dos interesses sociais colocando-os em negociação com o objetivo principal de compartilhar o poder de decisão – sobre o que pode ser feito – entre o Estado e a sociedade civil.

A gestão social é a ação de gerir assuntos públicos. Por assunto público entende-se aquilo que é de interesse de um coletivo amplo (sociedade de um modo geral: comunidade, grupos sociais, segmentos econômicos entre outros), não se limitando a questões relacionadas à administração pública de uma esfera do Estado ou de um Programa.

Quando se fala em gestão, busca-se referir ao processo que envolve planejamento, organização, direção, implementação, monitoramento e avaliação de estratégias e ações planejadas. Em síntese, a gestão social diz respeito, fundamentalmente, a um processo político de tomada de decisões de forma compartilhada entre o Estado e a sociedade. Um processo de empoderamento dos atores sociais e de ação-reflexão sobre a prática social, no sentido de desenvolver a capacidade e habilidade coletiva de transformar a realidade.

Numa sociedade tão heterogênea como a brasileira, permeada por conflitos de interesses entre grupos e classes sociais, caracterizada pela existência de fortes níveis de desigualdades sociais, econômicas e políticas, construir a gestão social das políticas públicas e do desenvolvimento dos territórios rurais representa potencializar o exercício da cidadania, significando também a criação de condições que favoreçam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida sustentável de grupos e classes sociais historicamente excluídos.

O exercício da vivência da gestão social do desenvolvimento de um território se dá a partir da construção e consolidação de espaços institucionais de caráter territorial e participativo (conselhos, comitês, fóruns etc.) que oportunizem o diálogo, a negociação, a aprendizagem, a transparência e a democracia necessária à construção de um ambiente favorável à integração e ao estabelecimento de consensos, de acordos e de compromissos coletivos para a transformação almejada da realidade.

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Ligado no tempo

Médio Sertão Maranhense Informa:

Barão de Grajaú (MA)

Barão de Grajaú (MA)

Colinas (MA)

Colinas (MA)

Jatobá (MA)

Jatobá (MA)

Mirador (MA)

Mirador (MA)

Nova Iorque (MA)

Nova Iorque (MA)

Paraibano (MA)

Paraibano (MA)

Passagem Franca (MA)

Passagem Franca (MA)

São Domingos do MA (MA)

São Domingos do MA (MA)

São Francisco do Maranhão (MA)

São Francisco do Maranhão (MA)

São João dos Patos (MA)

São João dos Patos (MA)

Sucupira do Norte (MA)

Sucupira do Norte (MA)

Sucupira do Riachão (MA)

Sucupira do Riachão (MA)

Colaboradores

  • Unknown
  • jraimundocl@gmail.com

Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

SAGRIMA

SAGRIMA

Seplan Maranhão

Seplan Maranhão

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais

Ministério de Desenvolvimento Agrário

Ministério de Desenvolvimento Agrário

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Confederação Nacional dos Municípios

Confederação Nacional dos Municípios

Meu Município

Meu Município

Arquivo do blog

  • ▼  2015 (18)
    • ▼  novembro (1)
      • MDA lança portal “Em dia com o Pronaf”
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (5)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (5)

Postagens populares

  • População dos Municípios do Médio Sertão Maranhense 2010
  • STTR de Passagem Franca (MA) oferece CURSO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS
    O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passagem Franca (MA) abre inscrições para o CURSO DE OPERADOR DE MÁQUINAS P...
  • FESTIVAL DO ABACAXI 2015 em São Domingos do Maranhão
  • Reunião com representantes dos municípios do Médio Sertão Maranhense
    No último dia 19 de junho de 2015, na cidade de Colinas - Ma, os representantes dos municípios do Médio Sertão Maranhense se reuni...
  • PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) a preços correntes dos Municípios do Médio Sertão Maranhense
  • Governo e Sebrae discutem parceria em ações voltadas para aumento da produção agropecuária do estado
    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária reuniu-se na última quarta, 2, com a Superintendência do SEBRAE-MA, p...
  • Secretaria de Agricultura apresenta potencialidades do estado no Maranhão for Business
    Na quinta edição do Maranhão for Business – Edição Estados Unidos, realizada ontem, 1, a Secretaria de Agricultura e Pecuári...
  • MDA lança portal “Em dia com o Pronaf”
    Já está no ar o portal ‘Em dia com o Pronaf”. A página fornece informações para que o agricultor familiar, o assentado da re...
  • Representantes dos municípios do Território Rural Sustentável do Médio Sertão Maranhense em reunião em São João dos Pastos
    Neste último dia 29, os representantes dos municípios do Território Rural Sustentável do Médio Sertão Maranhense se reuniram e...
  • Brasil mantém luta constante pela preservação e contra desmatamento
    Desenvolvimento sustentável O País é exemplo na luta pela preservação ambiental e pela redução do desmatamento em todos os biomas, da Ama...

Conheça

Conheça
Tema Viagem. Tecnologia do Blogger.